SALVADOR - BA

Rua Estácio Gonzaga, n° 107

Horto Florestal

Esquina Dep. Fernando Wilsom Magalhães

 

(71) 4103-4255 • (71) 9 9301-9812

contatosalvador@sainthelena.com.br

Estamos abertos de segunda a sexta, das 7:30h às 18:00h

©2019 by Saint Helena Bilingual Education.

FACEBOOK.png
INSTAGRAM.png
youtube (2).png

MOVIMENTO MAKER: O futuro é dos inventores e reinventores

Atualizado: 5 de Ago de 2019

Cinco séculos antes do primeiro filme de ficção científica, Leonardo da Vinci já flertava com a construção de robôs. Nos projetos do mestre renascentista, eles não eram máquinas tão autônomas quanto as que hoje vemos no cinema ou mesmo no mundo real. Nem poderia ser diferente, pois não existia na época algo nem parecido com uma bateria elétrica. Da Vinci havia inventado robôs que funcionavam como brinquedos de corda e eram incrivelmente sofisticados, como uma engenhosidade assombrosa.








Se estivesse vivendo hoje – e sendo incentivado pela expansão da internet e o seu poder de compartilhar informações –, Leonardo Da Vinci não teria dificuldade em assinar novas ideias. Nem ele nem qualquer pessoa que queira fazer os próprios projetos se tornarem reais. Inventores tão habilidosos quanto Da Vinci, os makers têm movimento próprio e estão unidos e criando uma cultura singular no presente, mas que certamente ecoará em um futuro próximo.



Se você nunca ouviu falar do movimento maker, cultura maker ou do termo “hands-on”, saiba que a Saint Helena inovou mais uma vez e trouxe esse incrível conceito para suas salas de aula. O nosso MARKESPACE está equipado com o que existe de mais sofisticado em fabricação digital, como impressoras 3D, máquinas de corte a laser, equipamentos de eletrônica e games, espaços para marcenaria e diversas ferramentas para experimentações científicas. Uau! Sabe a lógica “faça você mesmo”? Pois é, ela nunca esteve tantas vezes e por tanto tempo nos pensamentos de estudantes do mundo todo. E na Saint Helena não é diferente.



Mas o que é preciso para ser um maker?


Antes de qualquer coisa, é preciso compartilhar experiências com quem também quer pôr a mão na massa. Foi exatamente isso o que aconteceu com a computação, a comunicação e a web. Nenhum deles foi uma invenção solitária e isolada.


Escolas de vanguarda como a Saint Helena, que buscam inovações ao redor do mundo, estão desenvolvendo a aplicação da cultura maker na grade curricular. O objetivo é que os alunos possam ser ainda mais criativos e enfrentar o futuro com novas habilidades, uma vez que estudos apontam que as profissões atuais, em sua grande maioria, deixarão de existir em breve ou terão que ser reinventadas. A reinvenção será tarefa dos makers.


Por isso, os makerspaces são lugares que têm o papel de associar a tecnologia ao conhecimento. O movimento maker veio para desconstruir o pensamento de que o fazer é menos importante. Especialistas dizem que o movimento maker poderá ser a terceira revolução industrial.


O movimento maker invadiu a mente da Saint Helena com o objetivo de transformar nossas crianças em empreendedores criativos, apaixonados, conectados com o mundo e com habilidades para criar, inventar e transformar tudo ao redor. É o ponto de partida para a construção de uma cultura de inovação, em que o aluno é o explorador e construtor do seu próprio mundo.


Nosso trabalho com o MAKERSPACE inclui:

  • Conteúdos significativos de forma a instigar a curiosidade e a busca por conhecimento.

  • Competências ligadas à inovação que estimulem os alunos a desenvolver as habilidades necessárias para construir e reinventar o mundo.

  • Competências socioemocionais por meio de processos colaborativos com o desenvolvimento de emoções essenciais para enfrentar um mundo em constante mudança.

Conheça a cultura maker e o makerspace da Saint Helena. Faça-nos uma visita. Seus filhos vão adorar e nós também.

31 visualizações