Seminário Socrático promove diálogo cortês, tolerância e tem aprovação dos alunos



O Seminário Socrático é uma discussão escolar de uma ou mais questões em que as opiniões dos alunos são compartilhadas, provadas, refutadas e refinadas por meio do diálogo com outros estudantes da mesma faixa etária. Durante a discussão, a opinião, o olhar dos discentes sobre a questão debatida é o mais importante. O professor tem um papel de mediador da discussão e não de participante, pois repensamos a ideia segundo a qual toda discussão entre alunos é, por natureza, superficial e, portanto, inoperante e desprezível. O Seminário Socrático é o momento onde podemos vislumbrar como o jovem vê, interpreta a realidade em seu entorno.


Em um seminário socrático, os participantes procuram responder a uma pergunta essencial e obter uma compreensão mais profunda das ideias, questões, valores e/ou princípios apresentados em um texto ou textos por meio de um diálogo rigoroso, ponderado, respeitoso, usando a variedade padrão da língua materna.


O projeto tem como base teórica a filosofia de Sócrates, filósofo grego cujo método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era através do diálogo. Na medida em que Sócrates desenvolvia diálogos críticos com seus interlocutores, ele conseguia que os mesmos alcançassem o conhecimento, o saber. E é esse o propósito do projeto, oportunizar ao estudante leituras críticas, o desenvolvimento do pensamento crítico, o progresso dos conhecimentos dos alunos, o respeito a opiniões distintas e o encorajamento do pensamento divergente.


Na Saint Helena Bilingual Education, o seminário socrático vem sendo desenvolvido com a turma do 9º ano, a qual tem demonstrado grande interesse e participação a cada seminário socrático, que ocorre às sextas-feiras durante a aula de Língua Portuguesa. A aprovação por parte dos discentes é tamanha, que eles já estão sugerindo temas para as discussões semanais.


No que tange a importância deste projeto para o processo de ensino-aprendizagem, é o fato de promover o desenvolvimento de habilidades orais, visto que os textos produzidos no cotidiano de uma pessoa são, em sua maioria, orais. A promoção de atividades que contemplem o exercício da oralidade, em tempos em que as pessoas se comunicam frequentemente via mensagem eletrônica, é primordial para a interação humana e social. Esse projeto permite o exercício do diálogo cortês, o que contribui para que tenhamos pessoas mais tolerantes e que saibam conversar, discutir, dialogar, respeitando a opinião de outrem, sem culminar em agressões verbais ou quebra de vínculos.


O projeto vem ocorrendo desde abril deste ano e pretendemos estender até o final do ano, pois os alunos estão se sentindo cada mais confortáveis, interessados, desenvoltos e performáticos nas discussões. Entre os resultados alcançados estão o desenvolvimento da expressão oral, respeitando às regras gramaticais do nosso idioma, preparação de pesquisas, visando sua performance no seminário socrático; perda do medo de expor sua opinião, o respeito à opinião do outro, o tratamento cortês com o interlocutor e a troca de conhecimentos.

0 visualização

SALVADOR - BA

Rua Estácio Gonzaga, n° 107

Horto Florestal

Esquina Dep. Fernando Wilsom Magalhães

 

(71) 4103-4255 • (71) 9 9301-9812

contatosalvador@sainthelena.com.br

Estamos abertos de segunda a sexta, das 7:30h às 18:00h

©2019 by Saint Helena Bilingual Education.

FACEBOOK.png
INSTAGRAM.png
youtube (2).png