TEATRO

MÚSICA

&

Faz parte da grade curricular da Saint Helena aulas semanais de Teatro

Porque na educação, o teatro é uma excelente ferramenta para a formação comportamental. Por meio de jogos teatrais e do trabalho no palco é possível acionar a capacidade intelectual, socioemocional, motora e espacial e desenvolver habilidades relacionadas.

Na prática do teatro, é comum, já no primeiro momento das “aulas”, os integrantes trabalharem a inteligência cinestésica, que é a utilização do corpo para expressão e alcance de metas e objetivos.

 

Além disso, o teatro também permite que os alunos recorram à inteligência interpessoal, que se refere a habilidade de relacionamento com outras pessoas, desenvolvendo a capacidade de entender e responder adequadamente aos estímulos e intenções entre os personagens no jogo de cena.

No decorrer do processo, a inteligência espacial tem um papel importante, pois com pouco tempo de atividade, permite aos integrantes dominar técnicas de composição e equilíbrio do corpo, sentidos e percepções de objetos e de palco.

 

Enquanto a inteligência musical estimula por meio das coreografias, ritmos de cena, textura de timbres vocais e sonoplastia, a essência criativa e artística de cada um. Por meio das coreografias, ritmo de cena, textura de timbres vocais, utilização de instrumentos para a sonoplastia, estimula-se a inteligência musical.

A importância da música na educação infantil

A musicalização é trabalhada com os alunos já a partir de 1 ano e 4 meses. Sabemos que a partir do momento em que a criança entra em contato com a música, seus conhecimentos se tornam mais amplos e este contato vai envolver também o aumento de sua sensibilidade e fazê-la descobrir o mundo a sua volta de forma prazerosa. A música desde muito cedo tem grande importância na vida de uma criança, pois além de ser um dos principais estímulos de interação, desperta sensações - motivo pelo qual é considerada uma das formas de expressão mais apreciadas, por auxiliar a aprendizagem e estimular a memória.

A música na educação pode envolver outras áreas de conhecimento, através do desenvolvimento da autoestima a criança aprende a se aceitar com suas capacidades e limitações. A musicalização é uma ferramenta para ajudar os alunos a desenvolverem o universo que conjuga expressão de sentimentos, suas ideias, criatividade, valores culturais e auxilia a comunicação do indivíduo com o mundo exterior e seu universo interior.

Sabemos que as aulas de educação artística, onde a música está inserida, não tem grande destaque no currículo escolar e que os alunos só dedicam-se às atividades artísticas dentro da escola quando o professor ou a instituição tem atividades específicas ou projetos, apresentações, amostras, recitais, encontros, entre outros.

 

Por essa razão, na Saint Helena, a música tem espaço fundamental, pois temos conhecimento e experiência de que o seu uso, para fins educativos, facilita e desenvolve a aprendizagem do educando, instruindo o aluno a ouvir de maneira afetiva e refletida, visando seu aperfeiçoamento pessoal e social. Além disso, a musicalização permite ao educador cumprir o seu papel, visto que educar exige doses de emoção, alegria e compromisso, o que enrique a relação entre professores e alunos e torna a escola um ambiente mais receptivo e alegre, fazendo com que os alunos se empenhem ainda mais às atividades e se envolvam com todo o espaço físico e emocional.

SALVADOR - BA

Rua Estácio Gonzaga, n° 107

Horto Florestal

Esquina Dep. Fernando Wilsom Magalhães

 

(71) 4103-4255 • (71) 9 9301-9812

contatosalvador@sainthelena.com.br

Estamos abertos de segunda a sexta, das 7:30h às 18:00h

©2019 by Saint Helena Bilingual Education.

FACEBOOK.png
INSTAGRAM.png
youtube (2).png